C@nteúd@s do Bl@g

19/06/2012

HOSPEDAGEM APRESENTA: O AUTO DA COMPADECIDA

Os alunos do 1º ano do Curso de Hospedagem, realizaram no dia 15/06/12 uma apresentação da obra O auto da compadecida. O trabalho teve a orientação da professora de Lingua Portuguesa Leureni e de Lingua Inglesa Clara Núbia. Os alunos retraram o julgamento dos personagens da trama de e Ariano Suassuna. A peça é um clássico do teatro brasileiro, escrita em 1955 e publicada em 1957. Virou minissérie de televisão e ganhou uma versão para o cinema. 

Suassuna leva a julgamento almas, diante do tribunal, dirigido por Deus e o diabo, que são pecadoras devido às condições sociais existenciais, que se apresentam mais fortes que os valores morais. São acusados o bispo e o padre João, por se utilizarem da autoridade religiosa para enriquecerem. No entanto, com a intercessão de Nossa Senhora, a sentença é atenuada e eles se encaminham para o purgatório. O padeiro, por ser sovina, e sua mulher, por adultério, também recebem a sentença final de ocuparem, juntamente com o padre, o bispo e o sacristão, os cinco lugares vagos do purgatório. São acusados também o cangaceiro Severino e o cabra dele, por tirarem a vida das pessoas sem autorização divina.A oposição bem x mal, tipicamente da visão maniqueísta cristã, que conseqüentemente divide o mundo em céu e inferno, é característica que consta na peça. O julgamento é moral, portanto condenam-se os vícios e as vaidades e glorifica-se a modéstia e a humildade.
Se encontra também uma severa crítica aos maus costumes dos representantes da Igreja, que abusam de seu poder, contribuindo para a corrupção da instituição, uma vez que favorecem os ricos e têm hábitos que são condenados pela própria Igreja. Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/auto_da_compadecida 

Equipe:  Solane, Hanna, Alessandra, Alan, Eliziane, Miverlane, raquel, Eugênio, Nágela, Helena, Raiane, Janaina, Josilene, Tainan, Paulo e Raiane.

Um comentário:

  1. Gosto muito desse filme, ele é bem engraçado, mais também nos traz um ensinamento sobre como era a vida no certão.
    O meu personagem preferido é o Chico! Que nas horas alegres ou triste ele sempre esta com um sorriso estampado nos rosto e o melhor é que ele tem uma fé muito grande!

    ResponderExcluir