Hi Folks!
Here I am
to tell you that it has been a wonderful experience for me to be an English
teacher at this School. I made many new friends and rediscovered some others. I
love teaching English and young learns. It is just amazing to see your faces
when you are enjoying the classes. I feel very very happy.
I hope you
are having a good time too in my classes and I also want to you to be sure that
you can ask my help whenever you need. You are always welcome.
And you?
How are you enjoying the classes? Do you have any suggestions? Tell me, please.
I am
anxious to see your responses.
Lots of
kisses,
Clara Núbia B Ribeiro
Professora de Língua Inglesa da EEEP Professora Elsa Maria
Porto Costa Lima
Aracati-CE
O Programa
Criado em 2002, o Programa Jovens
Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que
são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva,
consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os
vencedores das 35 bolsas viajam em janeiro para um programa de três semanas nos
Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus
principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores
público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso
sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em
Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um
estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma
família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade,
participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações
sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem
Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de
expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os
laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
O que é o
programa?
O Programa Jovens Embaixadores é
uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em
parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia,
com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede
pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à
camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que
prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.
Quem apóia essa iniciativa?
O programa conta com o apoio do
Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da
Educação – MEC e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.
Também apoiam o programa empresas
do setor privado que realmente acreditam nessa iniciativa. São elas: Federal
Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft , Carlson
Wagonlit Travel, United Airlines, Banco Bradesco, Nike e IBM
Qual o objetivo do programa?
Criado em 2002, o programa busca
beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas
comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência
cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal
objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação
pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e
a comunidade.
O que o programa oferece?
Os vencedores desse concurso
viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante
a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos,
participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam
escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os
participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado
diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas
e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de
responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações
sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem
Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem
seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de
amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
O que é preciso para participar no programa?
- Ter
entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15
anos até dia 11 de janeiro de 2013).
- Jamais
ter viajado para os Estados Unidos.
- Ter
boa fluência oral e escrita em inglês.
- Ser
aluno do ensino médio na rede pública.
- Pertencer
à camada sócio-econômica menos favorecida.
- Ter excelente desempenho
escolar.
- Ter perfil de liderança e
iniciativa.
- Ser comunicativo.
- Possuir boa relação em casa,
na escola e na comunidade.
- Estar engajado por pelo
menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Como
posso me candidatar ao programa?
A partir da data do lançamento do programa, acessar
o link para o processo de inscrição no programa Jovens
Embaixadores para preencher o formulário online de inscrição e
conhecer todas as fases do programa e os prazos.
Quais são
as fases do Programa?
- Fase I - do lançamento até 5
de agosto de 2012:
- Os candidatos devem acessar
o Facebook dos Jovens Embaixadores para preencher o formulário de
inscrição online.
- Caso o candidato preencha
os pré-requisitos necessários, ele será selecionado para Fase II do
programa.
- Fase II - até 19 de agosto
de 2012:
- De posse de sua senha, o
candidato terá então acesso à ETAPA 2. Ele deverá preencher o
questionário, anexar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos
pré-requisitos, selecionar a instituição parceira mais próxima da sua
casa e clicar em “enviar inscrição online”.
- Fase III - até 30 de agosto
de 2012:
- Análise pela instituição
parceira e notificação (via fone, e-mail ou fax) sobre a sua seleção ou
não para a próxima fase do programa.
- Fase IV - 14 de setembro de
2012:
- Instituições parceiras em
todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs –
horário de Brasília).
- Fase V - até 30 de setembro:
- Instituições parceiras
aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores
resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que
participarão na competição nacional.
- Fase VI - até 20 de outubro:
- O comitê de seleção
da Embaixada e Consulados reúne-se para revisar
e selecionar os estudantes que comporão o próximo grupo de Jovens
Embaixadores.
- Fase VII - até 30 de
outubro:
- A Embaixada anuncia os
nomes dos novos Jovens Embaixadores.
- Fase VIII -
outubro/novembro:
- Os Jovens Embaixadores
providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para
a viagem em janeiro.
- Fase IX - dezembro:
- A Embaixada,
os Consulados e as instituições parceiras trabalham com os
jovens na preparação para a viagem.
- Fase X - 9 a 11 de
janeiro de 2013:
- Entrevista de visto e
orientação pré-partida em São Paulo.
- Fase XI - 11 de
janeiro a 2 de fevereiro de 2013:
- O programa nos Estados
Unidos.
- Fase XII - 3 de fevereiro de
2013:
- Chegada dos Jovens
Embaixadores de volta ao Brasil.
Quem
cobre os custos do Programa?
A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do
programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa.
Esses custos são:
- Passagens domésticas e
internacionais de ida e volta para os Estados Unidos;
- Orientação pré-partida;
- Custos com a implementação
do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte
local, etc.);
- Hospedagem e alimentação;
- "Seguro-saúde” para a
viagem;
- Auxílio para compra de
roupas de frio.
Quais são
as responsabilidades financeiras do Jovem Embaixador?
- Custos com a emissão do
passaporte (participante e/ou instituição parceira);
- Dinheiro para gastos extras
durante a viagem (compras pessoais, telefonemas cujos custos excedam o
valor dado pelo programa, etc.)
Quando
acontece o Programa?
De 11 de janeiro à 2 de fevereiro de 2013. O
programa inclui 3 dias de orientação pré-partida em São Paulo e 3 semanas de
programação nos Estados Unidos.
Perguntas Freqüentes sobre
o Programa
- O que eu preciso para ser um
Jovem Embaixador?
Você tem que estar cursando o ensino médio na rede pública, ser da camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, saber se comunicar em inglês e estar prestando serviço voluntário por pelo menos 1 ano. - Quando terminam as
inscrições?
As inscrições se encerram no dai 5 de agosto de 2012. Após essa data, não serão aceitas novas inscrições. Os candidatos já inscritos terão até o dia 19 de agosto para preencher o formulário online e inserir os documentos solicitados. Confira aqui o cronograma completo. - Qual o nível de inglês
necessário para participar no programa? Não sou fluente, mas tenho certeza
de que me encaixo no perfil que vocês procuram. Ainda posso me candidatar?
O candidato não precisa ser fluente e possuir um inglês perfeito. Se você consegue se comunicar bem (mesmo que com uns errinhos) e entende quando falam em inglês, sim, você pode se candidatar. - Preciso estar matriculado em
um curso de inglês para poder participar?
Não é necessário estar matriculado em um curso de inglês para poder se candidatar, basta conseguir se comunicar bem e entender quando falam em inglês. - Eu participo de serviços
voluntários, mas não faz 1 ano, posso me candidatar para o programa?
O programa exige pelo menos 1 ano de trabalho voluntário pois buscamos aquele jovem que realmente está envolvido em atividades de melhoria na sua comunidade, e não aquele que só está prestando serviços voluntários para poder se inscrever no programa. É também necessário que você ainda esteja realizando o trabalho voluntário. - Completo 19 anos em 2012,
ainda posso me candidatar para o programa de 2013?
Se você completar 19 anos somente depois do dia 11 de janeiro de 2013, sim, você pode participar. Se completar no dia 11, ou antes, não poderá participar. - Onde posso me candidatar
para o programa Jovens Embaixadores?
O primeiro passo é acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores, ver se você se encaixa no perfil do programa. Informações detalhadas sobre o processo seletivo estarão disponíveis a partir do lançamento do programa. - Quais são os aspectos
levados em consideração na ultima fase da seleção?
Cada um dos pré-requisitos é minuciosamente analisado pelo comitê de seleção. Não estamos buscando somente um candidato com um inglês perfeito. Buscamos aquele jovem que se destaca na escola, que tem perfil de liderança comprovada, que está batalhando para melhorar sua vida ao mesmo tempo em que sempre procura ajudar sua comunidade, que sabe se expressar bem tanto em português quanto em inglês, que é extrovertido, que não teria condições de viajar sem apoio financeiro, e que possa exercer o papel de um Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, mostrando um pouco da sua cultura, história e sociedade. - Qual você considera dentre
os pré-requisitos, os mais importantes? Ser da camada menos abastada é um
dos mais importantes?
Todos os pré-requisitos são muito importantes. Não existe um que seja mais importante que o outro. - Participante do Programa
“English Immersion USA” tem alguma vantagem sobre os outros?
Não. O English Immersion também é um programa muito interessante e bastante elogiado pelos participantes, mas ter feito esse programa antes não dá qualquer vantagem aos candidatos. - Quais são os temas da prova
de seleção do programa?
Os temas e o formato da prova variam a cada ano. Não existe um tema específico. - A seleção (os exames) tem
quantas perguntas e vai ser realizado quando?
Os exames escrito e oral variam de formato e tamanho a cada ano. As datas específicas de cada fase do processo seletivo estarão disponíveis no Facebook dos Jovens Embaixadores e no site da Embaixada a partir do lançamento do programa (em maio). - E se eu for selecionado para
a prova mas eu morar longe do local onde ela será aplicada?
O programa só cobre despesas de viagem a partir do momento que o candidato é selecionado e torna-se um Jovem Embaixador. Se você tiver que viajar para fazer a prova, deverá bancar seus próprios custos, ou tentar apoio da Prefeitura de sua cidade ou da Secretaria de Educação do seu estado. - Como posso mandar os documentos?
Os documentos (devidamente escaneados) devem ser carregados diretamente no banco de dados online. Estes arquivos devem estar no formato JPG/JPEG e ter, no máximo, 1MB. A instituição parceira que você escolher poderá ajudá-lo caso tenha dificuldades em escaneá-los. Veja o endereço completo das instituições parceiras aqui. - Estou no 3º ano do ensino
médio. Preciso mostrar as notas do 3º ano também ou as notas do 1º e 2º
ano servirão?
Precisamos das notas de todos os anos do ensino médio, inclusive do ano que você estiver cursando. Pode ser o histórico escolar ou boletim escolar. Queremos conhecer o seu perfil escolar. - Faço trabalho voluntário na
minha escola mesmo. Então terão de ser duas cartas de recomendação da
minha escola? A carta precisa ser em inglês?
Sim, serão 2 cartas diferentes. A Carta de Recomendação da escola deve conter um breve relato de como é sua vivencia dentro da escola e da sala de Aula. A Carta de Recomendação do Trabalho voluntário deve especificar o tipo de trabalho realizado, onde ele é realizado, com que frequencia e outras informações que a instituição considerar importante. As cartas não precisam ser em inglês, podem ser feitas em português. As únicas exigências serão as assinaturas, carimbo, papel timbrado, etc. - Sobre o salário dos meus
pais, eu devo colocar o valor bruto ou que eles recebem depois dos
descontos?
Você deve incluir uma cópia do contracheque (olerite). Nele consta o valor bruto e os descontos. Caso um ou ambos os pais não possuam contracheque (olerite), você deverá incluir algum outro documento que comprove a renda deles. Pode ser uma carta do patrão com firma reconhecida, ou caso eles sejam autônomos, uma carta deles informando a renda e com firma reconhecida.
Se um dos dois estiver desempregado ou não trabalhar, essa pessoa deverá enviar uma carta de próprio punho explicando sua situação financeira. Caso eles sejam aposentados, você deve enviar um documento que comprove os rendimentos da aposentadoria. - E se um dos pais não morarem
na mesma residência, devo colocar a renda deles mesmo assim?
Sim, caso eles contribuam com as despesas da família, você deve colocar a renda deles também. - A entrevista oral é feita em
inglês ou português?
A entrevista oral é feita em inglês. - Quando sai o resultado da
primeira seleção? Como ficamos sabendo que fomos selecionados para a
próxima fase?
Toda vez que uma fase é concluída, a instituição parceira onde você se inscreveu entra em contato via fone, e-mail ou fax para informá-lo se você passou ou não para a próxima fase e quando ela acontecerá. Você pode confir aqui o cronograma completo.
PRE-REQUISITOS
• Ter entre 15 e 18 anos (até a data da
viagem);
• Jamais ter viajado para o exterior;
• Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
• Pertencer ao Ensino Médio na rede pública de ensino;
• Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
• Ter bom desempenho escolar;
• Ter iniciativa e boa desenvoltura oral;
• Possuir perfil de liderança;
• Ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações/culturas diferentes;
• Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
• Estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
• Jamais ter viajado para o exterior;
• Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
• Pertencer ao Ensino Médio na rede pública de ensino;
• Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
• Ter bom desempenho escolar;
• Ter iniciativa e boa desenvoltura oral;
• Possuir perfil de liderança;
• Ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações/culturas diferentes;
• Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
• Estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
Dados pessoais
Nome completo (sem
abreviações): ____________________________________________________________________
Data de
Nascimento (formato DD/MM/AAAA): ______/ ______/ __________
Informe o seu
CEP: ___________________________________
Endereço: _________________________________________________________________________________________
Bairro: ____________________________________________________________________________________________
Cidade: ____________________________ Estado: ____________
Número de
Identidade: __________________________________________ Órgão expedidor: ______________
E-mail para
contato: __________________________________________________________________
Série em curso:
_______________________________________________________
Sobre a sua família
Renda familiar bruta mensal: (somando a
contribuição de todos os membros da família)
Até
R$800,00 por mês
Entre R$800,00 e R$1.500,00 por mês
Entre R$1.500,00 e R$4.500,00 por mês
Mais de R$4.500,00 por mês
Entre R$800,00 e R$1.500,00 por mês
Entre R$1.500,00 e R$4.500,00 por mês
Mais de R$4.500,00 por mês
Número de pessoas que moram com você na
mesma casa:
01
02
03
04
05 ou mais
02
03
04
05 ou mais
Filiação:
Nome do pai: ______________________________________________________________________________________
Nome da mãe: _____________________________________________________________________________________
Trabalho voluntário
Qual sua participação em trabalhos
voluntários?
Não
faço trabalho voluntário no momento
Faço trabalho voluntário há menos de um ano
Faço trabalho voluntário há aproximadamente um ano
Faço trabalho voluntário entre um e dois anos
Faço trabalho voluntário há mais de dois anos
Faço trabalho voluntário há menos de um ano
Faço trabalho voluntário há aproximadamente um ano
Faço trabalho voluntário entre um e dois anos
Faço trabalho voluntário há mais de dois anos
Onde o trabalho voluntário é realizado:
Na escola (projetos de melhoria
do meio-ambiente, Escola Aberta/Escola da Família/Amigos da Escola, monitoria,
grêmio estudantil, etc.)
Na comunidade (Projetos de
melhoria da comunidade desenvolvidos pela prefeitura, aulas de
alfabetização/inglês/outras matérias para crianças com dificuldade de
aprendizagem, ajuda a comunidades carentes, etc.)
Na igreja (assistência aos mais carentes, aulas de religião e cidadania para crianças, projetos sociais, etc.)
Em uma ONG (projetos com jovens em situação de risco, trabalho com minorias, meio-ambiente, etc.)
Em asilos, creches ou outro.
Na igreja (assistência aos mais carentes, aulas de religião e cidadania para crianças, projetos sociais, etc.)
Em uma ONG (projetos com jovens em situação de risco, trabalho com minorias, meio-ambiente, etc.)
Em asilos, creches ou outro.
Não faço trabalho voluntário no
momento
Outras Informações:
Nível de inglês:
Nenhum
(não falo e nem entendo inglês)
Básico (entendo inglês um pouco, mas tenho dificuldade em falar)
Intermediário (entendo inglês e consigo comunicar-me com alguns erros gramaticais)
Avançado (entendo inglês muito bem e comunico-me sem problemas)
Básico (entendo inglês um pouco, mas tenho dificuldade em falar)
Intermediário (entendo inglês e consigo comunicar-me com alguns erros gramaticais)
Avançado (entendo inglês muito bem e comunico-me sem problemas)
Viagens:
Jamais
saí da minha cidade
Somente no meu estado
Dentro do Brasil
Para os Estados Unidos
Para outros países
Somente no meu estado
Dentro do Brasil
Para os Estados Unidos
Para outros países
Como ficou sabendo sobre o Programa Jovens
Embaixadores?
Pela
imprensa (rádio, televisão, jornal, revista)
Na escola/Secretaria de Educação
Por amigos
Outros
Na escola/Secretaria de Educação
Por amigos
Outros
Well, his classes are great, but I suggest that sometimes can bring to the students most interesting methods such as music for example.
ResponderExcluirKisses teacher!
Vanessa Maria Carvalho-Enfermagem II
Hello teacher, his classes are well aproveitadoras, but I think you should use other methods of learning, like subtitled films, music, literary texts. And some field classes.
ExcluirIvana Aquino-Enfermagem II
Congratulations teacher, his classes are excellent. Continuing thus, we will have good results in the future.
ResponderExcluirInformática III
Marcos Antônio Filho
marquinhosnet12@gmail.com
Hi teacher Clara Núbia, my name is Iara Uchôa, I do the course of Finances first year, it is very good you to post in the blog texts and videos, because in the students we learned a lot, I feel very happy for you to be our teacher of English, your learning it is a lot very rich taste of your way of teaching. I study at the Professional school of Aracati. Even more!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTeacher Hello, my name is Deborah Duarte, I do the finances of a course grade. His teaching is very helpful, but I think you should use other methods of learning such as: Music, texts, films with subtitles ...
ResponderExcluirKisses and hugs teacher!
Déborah Duarte Finanças I
Hi my Dears! I am very happy with all the comments. Keep in touch. XOXOXO
ResponderExcluirClara Núbia
hello teacher. My name is thaynara'm the finance course of the first year. I love their classes, I can understand why some things do not understand, I'm glad you be our English teacher, I love the way you teach .....
ResponderExcluirname: Thaynara
course: finance I.
Hello, lessons are excellent! teacher congratulated for their work and thank you for choosing our school. The trick is to use music in class.
ResponderExcluirJerffeson Gomes
Informática III
jerffesongd@gmail.com
Her classes and no doubt very interesting and fun, you is also a person very adorada.a sujestão is that you continue assim.beijos.
ResponderExcluirDavid Informática I
davidgt13@hotmail.com
Hi my name is Clara Erlen Kaline, and I really like to study English, although not easy to pronounce, but I can understand a little grammar, with dedication be able to learn more.
ResponderExcluirHello Teacher!
ResponderExcluirMy name is Rebeca Porto, I'm 18 years old, study room in "Nursing II"
I want to tell everyone that I'm loving the classes the teacher Clara Nubia, because it is very patient with all students and seeks to move the entire contents. It's up to myself to want to be learning more and more!
Rebeca Porto- Enfermagem II
Hi teacher! I love their classes because they are dynamic and fun. My suggestion, and that you always innovating continuity always to continue forward with our love for the English language
ResponderExcluirHi, my name is Gabriela Pereira nursing II course... Well, first Professor of others like Nubia Clara, their methods of teaching, but I agree with Vanessa maybe your lessons become more interesting if the Lady showed us in class music, games, etc... Many teacher kisses!
ResponderExcluirGabriela Pereira - Enfermagem II
The English became the global language because it has become a vital part of the economy, culture and social T. Whether you plan on becoming a teacher or a reporter, a doctor or a banker, knowing English can give you what is needed to succeed.
ResponderExcluirWith more and more companies being acquired or merging with foreign firms, you never know if you ever need to talk in English with his new boss!
My name is Abigail, I'm the class of Finance I, English I am loving this year because I finally understand something. This year I have learned a few things and hopefully learn more. I'm really enjoying our teacher Clara Nubia, because it is not only concerned in passing matter, but with our learning.
ExcluirHello!
ResponderExcluirIn my opion i think we should do more activitis using the cd that we won with our book.
What do you think?
Antônia Karla Nayra.
Finance I.
to speak the language of the world.
ResponderExcluirPeople from various countries have the need - social and commercial - to exchange information by establishing an efficient communication. It is only natural that, over time, a single language was chosen to facilitate this process. English is the language common among tourists worldwide.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgood teacher, his classes are very good students who have more have much difficulty to learn the English language, I concondo with what the members spoke of the blog, they need, music, videos thing that will facilitate our predisagem
ResponderExcluirEnfermagem 2